sexta-feira, janeiro 08, 2016


Livro: Extraordinário

Autora: R.J Palacio 

Editora: Intrínseca

Páginas: 318

Gênero: Ficcão





Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: Extraordinário é um livro muito afetuoso e emocionante que nos proporciona várias lições de vida sobre a aparência, a família, a amizade, o bullying e o preconceito. August, o protagonista da narrativa que tem 10 anos e nasceu com uma doença que desfigurou seu rosto.
Ele possui uma doença genética muito rara, a diostose bucomaxilofacial, que é o seu problema principal e essa é a realidade de August ou Auggie, como ele é chamado pelos amigos. A mãe, o pai e a irmã mais velha Via, são pessoas maravilhosas e fazem de tudo para que sua vida seja bem alegre e normal como qualquer outra criança pois mesmo que August seja diferente, o tratam com muita ternura e carinho.


Esse livro é aquele que te fascina já nas primeiras páginas e ainda tem a narrativa super simples e agradável de ler com capítulos curtos, quando começa um capitulo vem um título que faz um resumo do que será narrado, o livro trata de um contexto pesado, entretanto é escrito de um jeito suave e envolvente. A história está em primeira pessoa com boa parte do livro contada pelo Auggie e as outras por Via, Miranda, Jack, seu amigo Justin, namorado de Via e Summer, sua amiga. Em cada parte reconhecemos os sentimentos dessas pessoas e quão é sua afinidade com o August. 

August é um garoto normal, afora pela sua deformação no rosto que o faz encarar uma luta todos os dias pelas visões de pavor e alvoroços das crianças que o encontram em qualquer lado. Ele acaba sofrendo muito com esse problema, mas o menino só quer ser uma criança como outra qualquer que nenhuma pessoa fica encarando ou evitando. Ele fez dezenas de operações de reparação e por esse motivo não ia à escola até os 10 anos, todavia sua família decide e ele também concorda em ir para a escola para que possa começar uma nova etapa em sua vida e é nesse ponto que a história do livro se desenvolve. Ele começará o 5º ano. 


Seguimos as dificuldades e ocasiões que August cai na escola pois as crianças não foram tão gentis assim com ele, mas apesar de todas as barreira ele encontrara pessoas maravilhosas que o acolhem como ele é. Logo, os primeiros dias de aula são apavorantes para Auggie por ele ser uma novidade, mas no transcorrer do ano uma boa parte das crianças vão se afeiçoando com sua aparência e todos vão saber como August é extraordinário mesmo. 
Durante a leitura do livro eu fiquei morrendo de vontade de abraçar o August, ele não se faz de vitima e tem muito bom humor, (eu ri de verdade lendo) o que achei demais, mesmo sofrendo com as reações dos outros. Com toda atenção e amor que ele ganha em casa, ele consegue enfrentar as desventuras da vida e conhecer pessoas super legais. No começo ele passa por casos desprezíveis de bullying que é traumático para qualquer criança e é muito complexo para ele. A amizade e o amor entre ele e sua cachorrinha é a coisa mais linda porque ela o aceita independente da aparência de seu rosto.

A diagramação é super caprichada com desenho e frase no inicio de cada parte do livro, as páginas são amareladas e a capa está simples, mas muito linda. A Intrínseca foi muito feliz nesse livro e ele se tornou um dos melhores livros que já li e me fez rir e emocionar ao mesmo tempo, principalmente no final, e por causar uma mensagem tão linda de uma forma leve e pura.

Adorei os preceitos que o professor Sr. Browne passava para os alunos, serviu muito como aprendizado, todas as frases possui uma mensagem muito verdadeira como "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil" e "Seus feitos são seus monumentos" e no final do ano cada aluno criou a sua.
Extraordinário é um livro que eu não tenho palavras para explicar o quão fantástico ele é e pensar no August já me deixa feliz porque ele é uma grande inspiração. A linguagem é ótima para qualquer idade e a história é emocionante, divertida e que nos faz refletir bastante. É impossível não recomendar esse livro incrível, todo mundo merece ler Extraordinário um dia.


71 comentários:

  1. Adoro ler resenhas de livros que não li ainda, mas quando já o li fica ainda melhor, afinal, entendo do que está falando rsrsrs.
    Também adorei esse livro e aprendi muito com August e seus amigos.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi, é muito bom ler um livro que nos inspira do começo ao fim! Aprender com o August foi incrível, viajei completamente na leitura. Beijinhos.

      Excluir
  2. Sempre quis ler esse livro. Parece ser ótimo. Mas me falta oportunidade :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia, esse livro é incrível e espero que você tenha uma oportunidade em breve de ler... porque todo mundo merece ler esse livro um dia com toda certeza. Beijinhos

      Excluir
  3. Esse foi um dos meus favoritos de 2014. Simplesmente fantástico! Recomendo para todo mundo e todo mundo ama! hehehehe
    É o tipo de livro que faz a gente rir e chorar e querer abraçar o Auggie, exatamente como você disse! <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samy, esse livro me fez rir em vários momentos e depois que terminei eu realmente refleti muito sobre a história do August. Acho um pouco "impossível" não amar esse livro, é emocionante <3
      Beijinhos

      Excluir
  4. Esse livro é realmente Extraordinário e concordo que todo mundo um dia deveria ler, principalmente as crianças e adolescentes. Simplesmente uma lição de vida. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, concordo com você pois todas as crianças e adolescentes deveriam um dia ler esse livro e se comover com a história que é sensacional. Uma lição de vida que deveria ser levada para todos, principalmente em escolas que ocorre tanto bullying. Beijinhos

      Excluir
  5. Ei, tudo bem?
    Eu amei esse livro, as lições que eles nos trás é impressionante, fora o enredo maravilhoso e personagens cativantes que deixam a obra muito mais completa.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, tudo ótimo!
      Esse livro também possui uma narrativa fora do comum, ele te prende por ter capítulos pequenos e os personagens vão surgindo de uma forma muito rica na história. Beijinhos!

      Excluir
  6. Olá!

    Li, ri e chorei com essa história. Quando eu a resenhei, fiz diferente. Eu me identifiquei com a Via, pois tenho uma irmã especial e ela, assim como Auggie, sofreu muito na escola, por causa do bullying. Esse livro é uma lição de vida, todo mundo deve ler. E ser aplaudido de pé, pelo menos uma vez na vida.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila, é muito legal você se identificar com algum personagem e principalmente Via que sempre amou o irmão sem olhar os defeitos! Sim, concordo que esse livro deve ser aplaudido de pé, porque né? Essa obra merece demais !!
      Beijinhos

      Excluir
  7. Olá!
    O mal de muitas pessoas é olhar a aparência, antes do interior das pessoas, August, é um garoto maravilhoso, mas que tem uma deformidade, o que acaba fazendo com que colegas, o maltratem. Os pais são maravilhosos e com o apoio e carinho sempre ficará mais fácil de enfrentar qualquer obstáculo. Todas as resenhas que li de Extraordinário, foram super positivas, ainda não li o livro, mas tenho muita vontade de ler, afinal ele não é considerado um dos melhores de 2015 atoa né.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise, julgar as pessoas pela aparência é algo cruel consigo mesmo pois faz mal para ambas as partes. Esse livro é uma forma de mostrar que mesmo possuindo uma deficiência, a pessoa é sim extraordinária porque se fossemos todos iguais não teria graça nenhuma! hahaha
      Leia sim e se emocione com a história do August!
      Beijinhos

      Excluir
  8. Oi Karol,
    Esse livro é realmente uma fofura só :)
    E a Intrínseca arrasou na edição...
    Mas não tem como não amar o Auggie. Esse é aquele tipo de livro que a gente pode recomendar de olhos fechados.
    Assim como você também amei os preceitos do Sr. Browne.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasmi, realmente esse livro é muito fofo e a editora simplesmente arrasou nessa obra fantástica.
      Eu recomendo esse livro sem pensar duas vezes e para qualquer pessoa independente da idade, não tem MESMO como não amar o August <3
      Eu viajei nos preceitos do Sr. Browne, queria ter um prof assim..Beijinhos

      Excluir
  9. Todo mundo diz que a história de August é linda e emocionante e sinto que estou perdendo muito tempo ainda não ter lido.
    E o professor também é muito falado.
    Preciso ler esse livro agora em .
    Quero me encantar por ele também.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, eu também demorei para ler esse livro e me arrependo de não ter lido antes! Na primeira oportunidade leia sim, qualquer pessoa se encanta pelo August, depois me conte o que achou. Beijinhos

      Excluir
  10. Olá...
    Confesso pra vc que eu morro de vontade de ler esse livro, mas me falta oportunidade. Adorei a sua resenha e as fotos que mostrou.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, não fique a vontade leia esse livro e se encante com a história do August! Fico feliz em saber que você gostou da resenha, obrigado <3
      Beijinhos

      Excluir
  11. Eu não sei dizer com certeza o que é sofrer por ter uma deformidade grande no rosto. O bullinyg que sofri foi menos intenso (meu problema era menor, sou estrábica da vista esquerda), mas superado de modo parecido. Tiradas de bom humor, muito afeto familiar e inteligência perspicaz. Acho que eu adoraria o livro, não so pela identificação, mas também por seu uma história linda de superação e força de vontade.
    Seu texto ficou um arraso! XD
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nuccia, você vai amar esse livro e acho que se identificando com algum personagem tiramos mais conclusões de lição de vida e com tudo o bullinyg é um dos assuntos tratados mais uma forma bem doce <3
      Espero que você goste bastante desse livro ;D
      Beijinhos

      Excluir
  12. Oiii
    Adoro esse livro! Já o li duas vezes!
    A história me encanta. Acho que os adolescentes deviam ler na escola. A mensagem do livro é muito bonita!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lê, esse livro tem realmente o carinho de todos os leitores e concordo com você que deveria sim ter na lista de leitura escolar. A mensagem é linda e merece ser compartilhada sempre!
      Beijinhos

      Excluir
  13. Oii!

    Eu tenho uma relação de amor com essa obra <3 Eu AMO o August e me senti tão próxima dele. Por motivos pessoais, me identifiquei com a irmã dele, Eu tenho vontade de abraçar essa autora e sempre que posso eu indico a obra.
    Gostei da sua resena e estou louca pelo segundo livro com a junção dos contos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, impossível não amar o August e eu me senti igual a você lendo. Super indico essa obra para todas pessoas! Que bom que você gostou da resenha, fico tão feliz ;D OBRIGADO!
      Beijinhos

      Excluir
  14. Olá Karol!
    Todos amas Extraordinário, por contar a história de August, mas eu sou uma das poucas pessoas que não gostaram do livro. Enfim, meus gostos :-(
    Beijos, Maisa.
    Reino Literário Br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maisa, fica tranquila que acontece mesmo! Já odiei muitos livros que várias pessoas simplesmente AMAM mesmo..beijinhos.

      Excluir
  15. Acho importante esse tipo de livro, por vários motivos, um deles o aspecto social, porém eu não gosto muito de ler esse tipo de livro, não faz o meu estilo.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, realmente tem livro que não faz nosso tipo.. ;D
      Beijinhos

      Excluir
  16. Oieeee!!! Ai que resenha maravilhosa! Esse livro deve ser lindooo e emocionante <3 Sempre me senti atra[ida por essa temática do Bullying e acho que a forma como o autor aborda isso, através da deficiência física, traz muitas reflexões para o leitor. Ja quero demaissss. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, que bom que você curtiu a resenha! É o melhor livros de todos, leia sim <3
      Beijinhos

      Excluir
  17. Olá linda,

    Maluco é quem não gostar dessa obra.
    Ela é Maravilhosa e devia ser indicada a todos, principalmente para crianças e adolescentes.
    Auggie tem uma força de viver que impressiona a todos e seria um exemplo a ser seguidos para pessoas que possuem depressão.

    Nada abala a fé de Auggie nas pessoas. Ele encanta simplesmente por onde passa. Ele á Luz em qualquer lugar.

    Os preceitos do professor dele são a cereja do bolo de Extraordinário.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanice, concordo com você! Os Preceitos são os melhores né, incríveis. Beijinhos

      Excluir
  18. Ola lindona acredita que ainda não li esse livro, quero ler e ficar com essa sensação de proteção a August. são tantos elogios a esse livro que toda vez que leio uma resenha me pergunto por que ainda não li? É a correria mas esse primeiro trimestre vou ler, amei sua resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, leia com toda certeza que é um pouco impossível não amar esse livro! Beijinhos

      Excluir
  19. Tenho o livro e apesar de amar a capa e a diagramação dele, acredita que ainda não li?
    Emprestei pro meu amigo e ele disse que chorou a beça com a história. August é famoso, só preciso conhecê-lo também! <3

    Beijos.
    http://www.escritacolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia, leia quando você poder porque é incrível esse livro <3
      Também chorei com a história mais também ri bastante. Beijinhos

      Excluir
  20. Oii! Tudo bom?

    Extraordinário é maravilhoso mesmo. Concordo que é um daqueles livros que te fascinam nas primeiras páginas. Quando você percebe, já acabou. Esse livro traz consigo muitos ensinamentos. Acho que TODO mundo deveria ler. Também tenho vontade de abraçar o August e também adorei os preceitos. Que bom que gostou do livro! Adorei sua resenha.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, tudo certo!
      Obrigado por ler a resenha, nós amamos esse livro né <3
      Beijinhos

      Excluir
  21. Oie,

    Só vejo resenhas super positivas sobre Extraordinário, eu tenho o livro e ele está na minha meta de 12 livros em 2016, eu acho essa capa super linda e eu sou super curiosa com a história do livro, quero muito conhecer o August, e a diagramação é muito linda mesma a divisão dos capítulos é tudo muito lindo.

    Bjs
    Mayla
    http://lendocomamay.blogspot.com.br/2016/01/wishlist-lancamento-e-livros-da-lista.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla, é ótimo saber que está na sua meta esse lindo tão fantástico! Boa leitura <3
      Beijinhos

      Excluir
  22. O livro é mtooo lindo, Extraordinario foi uma das minhas melhores leituras da vida!
    Eu nem conhecia o livro, ganhei e qdo fui ler nao larguei mais.
    Ensina tanta coisa e a familia do August é maravilhosa, me apaixonei por todos.
    Vai ter filme do livro, espero que nao nos decepcione.
    Beijo.

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy, realmente ele é MUITO lindo! Eu também ganhei o livro e em uma data que eu amo que é o natal <3
      Que venha do filme ;D
      Beijinhos

      Excluir
  23. Oi!
    Já ouvi falar muito sobre esse livro e sabia apenas bem superficialmente sobre o que se tratava e ainda estou em dúvida sobre a sua leitura, mas irei arriscar. Vou levar em conta o que você disse sobre todos merecerem ler a obra. Estou em greve de compra de livros mas caso tenha oportunidade de ler a obrancom certeza o farei!
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy, são pouquíssimas pessoas que não gostam desse livro! Eu realmente acho que todos merecerem ler esse livro pelo menos uma vez na vida. Se tiver uma oportunidade, leia sim! Beijinhos.

      Excluir
  24. Oi. eu conheço o livro, o que curto é o protagonismo, sai daquele nicho de personagens perfeitos e abre espaço para outras realidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, real! Não é nada COMUM e é espetacular!
      Beijinhos

      Excluir
  25. Esse é um livro que tenho muita vontade de ler, parece ser muito bom!

    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, também tinha muita vontade de ler..ele não parece ser bom, ele é realmente muito bom <3
      Beijinhos

      Excluir
  26. Oi Karoline!
    Extraordinário é mesmo um livro incrível. O meu exemplar não para na minha estante, estou sempre emprestando para todo mundo pq acho que uma história tão linda precisa ser conhecida por todos!
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, também empresto o meu esse liro PRECISA SER RECONHECIDO <3
      Beijinhos

      Excluir
  27. Olá :)
    Extraordinário o próprio título já diz, incrível mesmo!
    Um dos melhores livros que li na vida!

    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ele também é o melhor livro que já li na minha vida!
      Vou seguir de volta, beijinhos

      Excluir
  28. Olá, tudo bem? Tenho que dizer que estou louca para esse livro me fascinar também, mas não vai ser por agora. Lista de leitura extensa. Parabéns pela resenha.

    Abraços,

    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo KRIZIA! Em qualquer oportunidade leia sim, esse livro é lindo. Beijinhos

      Excluir
  29. Oi, pela sua resenha percebi que o mais legal nesse livro são as lições de superação que aprendemos com August. Fiquei curiosa com a história, e tenho certeza que vou me emocionar bastante assim que eu tiver oportunidade de ler.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  30. Ai, esse livro! Auggie é um personagem que eu gostaria de trazer pra vida real! Amo muito esse livro. Ai ♥

    Beijos,
    Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Esse livro é um amor, acho que deveria ser leitura obrigatória para todos os jovens e adolescentes. Não tem como não se apaixonar pelo August.
    Ótimo post.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Amo demais esse livro, Auggie é um menino tão fofo e tão adulto. Ver as coisas de uma forma que nós adultos não vemos. Eu amei a simplicidade da autora desenvolveu essa história que irei carregar pelo resto da minha vida. Extraordinário é o tipo de livro que você já termina e quer ler novamente. rs' e espero que esse ano eu consiga reler essa maravilha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  33. ja vi varias resenhas desse livro, adorei a sua, ainda nao li mas ja gosto desse livro ^^

    estou seguindo seu blog :)

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu já li esse livro e achei maravilhoso e encantador, e o que me fez ter essa opinião acho que foi justamente a temática pesada se transformar em leve pelas mãos do escritor, sem comentar a lição de vida que dá na gente, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bem? Acredito que a leitura realmente seja incrível, minha sobrinha ganhou de presente e em menos de uma semana ela terminou de lê-lo. Aqueles livros que nos ensinam algo são sempre os melhores. Li várias resenhas sobre ele e todas elogiando. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  36. Oieee!!
    Eu super quero ler esse livro, mesmo. Não sei porque eu fico enrolando tanto pra começar essa história linda que deve mesmo deixar a gente sem palavras de tão maravilhoso que é!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  37. Olá, eu li esse livro um tempo atrás e amei, se tornou um dos meus favoritos. Acho que ele tem uma trama super cativante e singela, que trás uma grande lição para todos, sempre recomendo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  38. Adoro livros que já nos encantam nas primeiras páginas, e amo quando os capítulos são curtos. Só não gostei dos títulos dos capítulos trazerem um resumo do que será narrado, esse livro está na minha fila pra esse ano, mas com certeza vou pular os títulos... rs... Gostei de saber que tem tantos narradores, mesmo com a maior parte sendo narrada pelo Auggie ainda assim dá pra ter uma visão mais ampla da história.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  39. Eu ainda não li, mas sei que quando realizar a leitura irei me emocionar bastante com a história do Auggie, tenho um amigo que já havia me recomendado o livro dizendo que é lindo. *-* Espero gostar!
    A edição é realmente linda, a editora fez um belo trabalho! <3

    Beijinhos e até daqui a pouco! :)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  40. Oiie
    é sempre muito bom ver pessoas que amam esse livro como eu e adoram a lição que ele passa, amei sua resenha e fico feliz que tenha aproveitado a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Tenho certeza que foi o melhor livro já, o ensinamento que ele nos traz, que aparência não é tudo.

    ResponderExcluir
  42. Já vi muito gente falando amores desse livro, só que ainda não peguei para ler. Já sei que vou chorar muito.
    Ótima resenha
    Bjos

    ResponderExcluir
  43. Tenho um amigo que é mega fã desse livro e sempre me sugere.Agora com a sua resenha e sabendo que Extraordinário é mesmo extraordinário, acredito que está na hora deu correr atrás kkk.

    ResponderExcluir

Sobre a autora!


Karoline Martins, 17 anos, estudante, apaixonada, 
sonhadora, futura psicóloga 
 e apaixonada por livros.

Pesquisar este blog

Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Destaque Do Blog

#HAIR - Produtos para recuperar o cabelo!

Visualizações Do Blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *